quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Espírito Santo

Olá gente,
Férias, férias, férias e férias...
Janeiro, mês que fica tudo fora da ordem natural e nosso acesso com a tecnologia não poderia ser diferente, afinal habitamos “♥ ♪ ♫ um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza... ♥ ♪ ♫”.  É verdade! Muito calor, muita praia, muito sol, muito chinelinho pra passear.

Sol e mar = felicidade

Antes de contar onde estava, vou dizer sobre os livros que li e prometi comentar aqui no último post: Um estudo em vermelho e As aventuras de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle. Sensacional, excêntrico e o melhor de tudo - Dr. Watson, um pacato médico que é fã incondicional do detetive e seu braço direito. Indicadíssimos!!!

Sol, mar e livros = tudo de bom

Então gente, voltei de Guarapari no Espírito Santo e adorei as terras capixabas. Praias maravilhosas, muita gente, muito mineiro também circulando por lá e não poderia ser melhor. Daí vocês já sabem: mar, sol, passeio à tarde, feirinha à noite. Ai minha vida mais ou menos!

Vista da Praia do Morro - Guarapari

Fiz passeios bem diversos, o primeiro foi à Ilha de Vitória, ligada ao continente por suas pontes. A Prefeitura está de PARABÉNS, em parceria com o Instituto Goya e o Iphan, ela oferece um Passeio Cultural em que o turista pega um passaporte e percorre um roteiro de 7 pontos históricos a pé (tudo pertinho) e quando chega ao local recebe uma visita monitorada e um carimbo no passaporte.

Vitória - Es

Os monitores estavam bem informados contando história do lugar. Ao final do roteiro, você preenche uma ficha e concorre a um brinde que se sorteado chega até sua casa. Mas o legal é poder conhecer os conventos do século XVI, as irmandades que habitaram o Espírito Santo e como esse Estado teve forte influência portuguesa para catequizar os nativos índios que se encontravam no Brasil. Pois é, dali o Tupi-Guarani estava com os dias contados, só restando em nomes de cidades como: Guarapari, Piúma, Caieiras, Mucurici, Iriri, Muqui, Marataízes, Apiacá, Irupi, Iúna, Guaçui... 

Catequização feita pelos jesuítas

Mas o ponto alto foi...
Nessa minha curta temporada no Espírito Santo, visitei novamente o Projeto TAMAR em Anchieta, cidade próxima à Guarapari. People, já tinha esquecido o quanto é lindo essa iniciativa. E quem estiver por CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC, não deixe de procurar um centro de visitantes. Vale muito a pena. O Projeto visa sensibilizar a todos: turistas, moradores, pescadores sobre a importância das tartarugas marinhas não romperem  e dar continuidade ao seu ciclo de vida.

Foto emprestada do Projeto TAMAR   

Gente, só vendo mesmo para saber como é lindo. Dessa vez não pude ver o momento que elas nasciam. Da outra vez fui ao horário em que os pesquisadores sabiam, exatamente o momento em que acontecia o rompimento dos ovos. E vi novas tartaruguinhas marinhas caminhando para o mar.

Mais fotos Projeto TAMAR

Quem quiser, busque mais informações no site do TAMAR: www.tamar.org.br. É nosso dever cuidar para que essa espécie não seja extinta. Educação Ambiental é o futuro para dias melhores!

Tartaruga marinha

 Fica a dica: curtir a praia é um prazer, mas lembrar que há vida marinha é um dever!Porque senão no próximo verão... vocês verão.
Bye, bye!
   


2 comentários:

  1. A visita foi ótima! Como vocês viram tantas coisas em tao pouco tempo. Da próxima vez vamos passear muito. Adorei a praia de Anchieta! Bjs

    ResponderExcluir