quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Palha Italiana



Gente, outro dia ganhei um d-e-l-i-c-i-o-s-o doce de presente: Palha Italiana. Alguém já comeu essa divina guloseima?Ai... perfeita união entre brigadeiro e biscoito.

 Minha querida Tia Natália, amiga de minha mãe, é especialista nesse doce, inclusive, tem a receita de família e sempre faz para presentear os amigos. Dessa vez fui eu. Adorei porque vivo pedindo minha mãe para fazer e n-a-d-a. Sempre estou aqui elogiando minha mãe, mas hoje confesso uma falta sua: COZINHA! Tem que fazer um cursinho (rs)!

 Palha Italiana

Daí pensei, vou divulgar a receita, claro que não é a da Tia Natália porque essa queridos, ficará guardada. Segredo... mas podemos tentar copiar. Antes fiz uma pequena pesquisa sobre a origem da Palha Italiana.  
A Palha Italiana é um doce feito de forma artesanal com recheio cremoso de brigadeiro, biscoito de maizena (maisena com Z  porque é o nome da marca) triturado e com chocolate. Tem origem controversa, pois diferente do que é imaginada, sua origem não é nem portuguesa nem italiana, mas sim brasileira. Ponto para nós!

 

É um doce genuinamente brasileiro e sua provável origem está no sul do país, onde nasceu o doce negrinho, mais tarde renomeado por brigadeiro, doce que assim como a palha é feito basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate. A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influência da comunidade italiana que vive no sul. Conclusão: esse doce poderia sem problemas ser chamado de Palha Brasileira, pois não há nenhum doce na Itália com esse nome.
 

 Mas, vamos à receita (peguei cola de um site na internet):

1 lata de leite condensado (compre a melhor)
1 colher de manteiga extra sem sal (vem escrito tudo isso na embalagem)
4 colheres de achocolatado em pó (ou chocolate em pó)
1 pacote de biscoitos maizena (não fique comendo porque você vai precisar de todos)
Açúcar refinado para confeitar (açúcar de mesa ou aquela marca famosa)
 

Em uma panela, misture o leite condensado, o achocolatado e a manteiga. Leve ao fogo baixo e vá mexendo o tempo todo, pacientemente.
Após uns 10 minutos, a massa do brigadeiro vai ter encorpado e vai começar a soltar do fundo da panela. Vai “soltar” mesmo, você vai ver! Assim que você perceber isso, desligue o fogo. Não demore nem um segundo porque quanto mais tempo você deixar, mais ela vai ficar “dura” e não é isso que a gente quer para esta receita.
Pique os biscoitos maizena para misturar no brigadeiro. Os pedaços podem ser bem miúdos ou maiorzinhos, para ficar mais crocante. Você pode começar a quebrar dando umas marteladas no pacote fechado, mas cuidado para ele não estourar! Misture todos os biscoitos picados com o brigadeiro. Vá acrescentando e mexendo aos poucos, para ficar mais fácil.
Se quiser fazer palhas italianas quadradas, coloque sobre um tabuleiro quadrado (untado, para não grudar). Se ele for grande, use só um canto, senão as fatias vão ficar finas demais e impossível de manusear!
Depois de bem fria, corte quadrados do tamanho que desejar e passe no açúcar (palhas italianas quadradas com açúcar são as tradicionais!). 
Crianças, ao mexerem no fogão peçam ajuda de um adulto, ok?
Então ... é só devorar! 
Agora, quem fizer não se esqueça de mim, pode enviar os comentários que fico imaginando como foi a sensação ao comer. Faça e vire fã como eu, só não esqueça da balança, porque essa adora acabar com qualquer alegria...


Bon Appetit!


2 comentários:

  1. Dani, recebo muitos elogios da minha Palha Italiana, mas foi a primeira vez que alguém conseguiu atraves de um texto expressar tanto carinho por este doce que faço com muito amor! Aprendi a fazê-lo com minha mãe que já nao esta entre nos! Tenho certeza de que ela também ficaria orgulhosa ! Espero poder continuar presenteando meus amigos com a Palha, e que ao recebe-los cada um deles possa adoçar mais suas vidas e levar uma parte do carinho que tenho por eles!

    ResponderExcluir
  2. Tia vc já consegue fazer a vida d seus amigos ficar doce com seu jeito.Tenho certeza pelo q minha mãe fala e eu vejo q quem se aproxima d vc sai muito feliz pelo q nos transmite. Além d ter o privilégio d ter aprendido com sua mãe.Bjs!

    ResponderExcluir