sexta-feira, 21 de março de 2014

Astro rei

Oi Amores,
E chegou o outono. Nunca desejei tanto uma estação como antes. Nossos dias de verão já estavam me deixando cansada do nosso astro rei – o sol-  É  verdade?

E por falar em sol, preciso comentar aqui uma matéria muito interessante que li outro dia na Revista de domingo do Jornal O Globo de 09/ 03/14 com o título: Medida incerta.

Todo mundo já ouviu ou ouve o tempo todo como devemos nos proteger do sol, que o uso de protetor solar é mais que fundamental para nós, cariocas ou não, branquelos ou não, jovens ou não e que a exposição solar é a vilã para saúde, que o uso frequente de filtro solar previne câncer de pele, manchas, queimaduras solares e outras coisitas.


Mas o que me chamou a atenção na reportagem foi o fato de que os dermatologistas (alguns) estão questionando o uso desse aliado – filtro solar- em excesso. E sabem por quê? Porque alegam que alguns pacientes já apresentam deficiência de vitamina D. Pensei, como assim?


O caso é que o Institute of Medicine, nos EUA, orientou que seria adequado manter 30 mililitros e não 20 mililitros nos exames de sangue dessa vitamina, como tem sido observado. Pelo que entendi, esse assunto divide opiniões. Alguns laboratórios têm classificado 30 nanogramas por mililitro como suficientes, entre 20 e 30 insuficientes e 20 como deficientes.


O que os dermatologistas partidários dessa ideia alegam, é que a falta da vitamina D no organismo pode ser consequência do aumento do número de pessoas com osteoporose, afetando a saúde dos ossos. Inclusive em adolescentes que não tomam sol e ficam muito tempo em casa na TV, PC e videogames.


Meu Deus! O que fazer? Alguns recomendam a compensação dessa vitamina por reposição oral, outros dizem que só mesmo o sol para ativar essa substância no organismo, ainda àqueles que recomendam a exposição ao sol por 20 minutos de 10h às 16h, três vezes por semana e uns que dizem não resolver esse horário, porque o que serve para vitamina são os raios UVB que aparecem depois das 10h e antes das 16h. Enfim, muitas controvérsias.


A conclusão que cheguei é a seguinte: os raios solares são aliados para saúde, mas como tudo, nada em excesso. Bom lembrar que em dias de lazer, legal é sair para uma caminhada e deixar que essa estrela nos brinde com seu espetáculo diário.  Com certeza, ativaremos a vitamina D necessária ao organismo e nos trará bem-estar. Simples assim!


Bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário