sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Consumo consciente



Oi amores,

Papo sério! SUSTENTABILIDADE. Pois é, assunto mega importante para nós e as próximas gerações. Mas essa palavra tão usada nos dias de hoje, faz sentido para você? Você sabe o que é?Muita calma nessa hora... não é Prova de Ciências não. Vamos lá, vou tentar esclarecer, através do que eu sei galera para que mais gente possa aderir à ideia.

Vamos entender de forma prática. Sustentabilidade é utilizar os recursos do nosso planeta (naturais ou não) de forma a não prejudicar (ou prejudicar menos) o meio ambiente, a humanidade e toda biosfera que dele depende para viver.

Parece difícil de colocar em prática, mesmo em atividades altamente impactantes no meio ambiente como a mineração, extração vegetal, fabricação de papel entre outras. Mas não é não, muitas empresas já estão com o olhar voltado para esse problema e criando projetos sustentáveis, evitando que a população sofra com poluições e aumentando, gradativamente, a qualidade de vida.

Bom, e nós? Enquanto cidadãos, o que estamos fazendo?Será que incorporamos a ideia de separar o lixo reciclável?Pensamos em reutilização de embalagens? De trocar um aparelho só quando realmente precisa?De comprar só o que for consumir?Quando se desfaz de uma roupa ou sapato, joga fora ou dá a instituições de caridade? Se você nunca se preocupou com essas questões, a partir de agora irá fazer, não é?

Atitude sustentável é dever de todos. Vamos praticar diariamente os três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Cada dia um pouquinho e aos poucos vira um hábito. Vou contar um hábito que adquiri, aqui em casa quem fica com a torneira aberta a vontade leva bronca, isso porque me conscientizei que a água é limitada. Pensem, usem a criatividade.

Vejam que ideias bem legais com material reutilizável.  



 
                                          Regador de embalagens plásticas


                                                    
                                                  Divisória de garrafa pet

  

                                                 
                        Descanso de panelas de rolhas de cortiça



                                                    
                                    Horta em vidros de conserva



Gente, vamos amar a Terra, esse planeta lindo que nos foi emprestado para morar, foi o melhor que Deus podia nos dar nesse momento. Aproveito o espaço para divulgar também a página da minha amiga que fala muito sobre esse tema: www.entreriscos & rabiscos.blogspot.com.

Fiquem sempre alerta!

Bye!


Um comentário:

  1. Ai tia Mari que saudades de vc. Fique sabendo que esse mérito devo a vc que me incentivou na criação do blog.Bjs!

    ResponderExcluir