segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Lealdade



Oi gente,
Dessa vez não demorei muito para voltar e trago uma reflexão muito legal que li num livrinho muito fofo do psicólogo, professor, palestrante, escritor Cezar Said, que tive o prazer de conhecer. Essa mensagem tocou fundo em mim e é muito importante para todos nós, logo de cara começa nos questionando e nos leva a pensar sobre nós e nossas relações com o outro. Trouxe na íntegra para dividir com vocês.

Lealdade

Você é leal?
Em nossa vida de relação há uma virtude muito necessária e rara de se encontrar: a lealdade.
A pessoa leal inspira confiança, respeito e admiração. Não se vende nem se evade quando a situação adquire complexidade, exigindo fé e perseverança. Mantém-se firme ao lado daquele em quem acredita, reconhecendo que é muito fácil ser companheiro quando as coisas caminham com tranquilidade.
Há quem não troque de time, mesmo que este custe a vencer; que é fiel à instituição onde trabalha; que sustenta seu casamento, embora esteja cercado de convites à infidelidade. São casos admiráveis, mas a lealdade somente se consolida com o tempo, mediante provas, testemunhos e dificuldades, testando em que nível e intensidade alguém consegue manter sua palavra e envolvimento com o outro.
Se, por um lado, a lealdade é uma virtude necessária, nas diferentes “trocas” com irmãos e amigos, mais necessária ainda é em relação aos nossos ideais. Eles também nos testam, querendo ver até onde vamos com eles, por eles.
A lealdade não impede que verdades sejam ditas, ainda que causem dor. Mas o faz com amor, colocando-se sempre no lugar de quem irá ouvi-las.
Não chantageia nem barganha, pois seu alimento não é o cinismo nem a hipocrisia. Ela é vitalizada pela satisfação de ver o outro triunfando, amadurecendo, alcançando o que deseja.
Por isso ela é rara, pois as derrotas de alguém normalmente são vistas com indiferença e as vitórias com extrema inveja.
Lealdade a Deus significa esforçar-se por perceber e acolher os seus sinais no cotidiano, em cada rosto, gesto e paisagem.
Lealdade à vida significa amá-la, engrandecê-la, torná-la um instrumento para a construção da felicidade de todos.
No reino animal, vemos verdadeiros exemplos de lealdade, que nem sempre encontramos entre os seres humanos ou mesmo fazemos questão de dar.
Se alguém não está sendo leal conosco, é que está perdendo. O importante é que não façamos o mesmo e que mantenhamos lealdade aos valores que guiam a nossa vida.
Aprendamos com os nossos e com os erros alheios, mantendo conosco e com Deus o compromisso de sempre procurar crescer, recomeçar e perseverar, na busca de novos e verdadeiros relacionamentos em que exista lealdade.


- Conversando com você -
                                                                                   Cezar Braga Said


Nenhum comentário:

Postar um comentário