terça-feira, 10 de dezembro de 2013

INVICTUS

Olá povo,
Então!?!? Hoje quero falar sobre um assunto muito inspirador. Essa semana que passou uma grande personalidade nos deixou órfãos desse Planeta Azul: Nelson Mandela (1918 – 2013). Mas suas lições de paz serão para sempre lembradas, até mesmo quando partirmos também.
O sul-africano Nelson Mandela foi um espírito que abraçou como poucos a causa da igualdade de direitos entre os seres humanos e não se dobrou com as injustiças impostas pela elite branca em seu país, sob o horrível nome de APARTHEID. Foi preso por 27 anos por suas ideias políticas contra o racismo. O revolucionário Mandela após sair da Ilha de Robben, onde era obrigado a trabalhar em serviços forçados, tornou-se o primeiro presidente negro em sua pátria.
Sua liderança muito nos ensina, por ser um pacificador nato, foi capaz de perdoar até mesmo aquele que o deixou na prisão, o então presidente na época, Frederick de Klerk e a famosa frase de Mandela: “O melhor caminho para paz é o perdão”. Assim Madiba, como era chamado por seu povo, pelo clã que pertencia, é o símbolo da luta pela liberdade. Revelou que quando preso, nos dias difíceis, costumava ler o poema INVICTUS, do britânico William Ernest Henley, de 1875, para reunir esperança e continuar firme.
Invictus 


Dentro da noite que me rodeia

Negra como um poço de lado a lado
Agradeço aos deuses que existem
por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o mestre de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.

Ufa gente! Não poderia passar em branco nesse blog o exemplo desse homem notável, que pregou a convivência entre os iguais, mesmo que estes não se achassem iguais. Indico também, o filme INVICTUS que assisti sobre a vida como presidente de Mandela e o ator Morgan Freeman está m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o como o protagonista. Vale a pena! Espero que o Brasil possa ter um grande líder assim um dia: que pregue o respeito, o amor, o perdão, sendo o primeiro a praticá-lo.
Salve Mandela! É de homens assim que o mundo precisa.

O sorriso amigável de Nelson Mandela

Sempre Alerta Madiba!

Bye!






2 comentários:

  1. Como sempre nossa Daniela nos presenteando com posts maravilhosos! Parabens Dani por sua sensibilidade! E Viva Mandela!

    ResponderExcluir
  2. Viva msm tia. Um homem q mereceu. Brigadinha! O objetivo é esse msm contaminar mais gente com conhecimento daquilo que importa.

    ResponderExcluir