terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rapel

Hello!!!
Meu comentário de hoje vai para os leitores que amam esportes radicais e para os mais tímidos que precisam de uma aventura na vida. Primeiro, queria saber se seguiram meu conselho do último post... lembraram de apreciar a primavera? Ainda dá tempo, ela só acaba em 22 de dezembro e a partir daí, haja calor!!!! Agora vamos ao que interessa.
 Quero falar de um esporte m-e-g-a que eu pratiquei, o RAPEL. Isso mesmo lacinhos, amo livros, amo as letras, mas amo, principalmente, a natureza. E tudo o que me deixa em contato com ela, é belo. Mas para que o desafio desse esporte não seja trágico, porque oferece riscos sim, não vou mentir, é preciso estar na companhia de pessoas com habilidade, com equipamentos seguros, roupas adequadas e muita prece (rs).
Primeiro vou explicar para aqueles desacostumados o que é o rapel. É uma atividade praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados como capacete, luvas, mosquetões de aço, cadeirinha, cordas e muito nó de escoteiro, entre outros, a fim de descer paredões e vãos livres, isso no sentido vertical, como se estivesse andando para trás.
 O rapel é parente do alpinismo, porque você precisa escalar e depois descer, não deve ser feito sob nenhuma hipótese, sozinho, é uma atividade de EQUIPE, cada companheiro está atento ao outro, para verificar qualquer incidente. Também é necessário instruções de especialistas, portanto não pense em fazer por curiosidade, porque o risco existe e é grande, inclusive, têm cursos preparatórios disponíveis.
Enfim, depois de todas as normas de segurança checadas, é preciso coragem e ousadia, ir até onde você acha que é possível, porque a natureza não gosta de desafios, aliás, nem dá, ela ganha disparada. Ela admite apreciadores conscientes. Eu, por exemplo, já é a segunda vez que pratico, mas com toda segurança que a atividade pede. Também é um esporte que exige autorização de alguém responsável.
E para minha alegria, nesta última viagem que fiz a Diamantina- MG, conheci amantes da natureza como eu e pratiquei o rappel no Parque do Biriri. Neste dia o parque fazia 15 anos e reunia pessoas para atividades ao ar livre, além da beleza da Cachoeira da Sentinela. Outra atividade que acontecia lá era o SLACKLINE, mas esse gente, sem chances para mim.

Rappel

Slackline
Bye!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário