sábado, 7 de setembro de 2013

Escotismo & Brasil

Oi cakes,
7 de Setembro, Dia da Pátria, data que em 1822, após o Grito do Ipiranga, o Brasil se torna independente de Portugal. Viva! Pois bem, essa semana foi uma loucura, depois da Bienal, simulados e outras atividades escolares, fui divulgar 7 de Setembro e o  escotismo em minha escola.
O motivo?
 Queria que mais jovens pudessem lembrar dessa data com carinho, porque nosso país está cada vez mais desacreditado não é? Mas vai melhorar. O outro motivo foi que nosso desfile foi cancelado no centro do RJ porque nosso Chefe resolveu não arriscar nos levando para onde pudesse ter violência e fez certo. Isso porque muitas manifestações estavam para estourar nessa época.  
Daí pensei... porque não fazer uma divulgação na escola? Então mãos à obra – primeiro fui pedir autorização à Diretora, que me atendeu prontamente, comecei por minha sala, depois em outras. Como estudo à tarde, a Coordenação me pediu que fosse falar da Pátria e do escotismo, também pela manhã. M-a-r-a-v-i-l-h-a! Distribuí folders que peguei na Bienal sobre: Saúde dos Jovens, Respeito aos idosos e a Campanha contra o Narguilé (cachimbo de água, utilizado para fumar, que vem sendo muito usado pelos jovens e equivale a 100 cigarros). Muito legal, com a participação e o respeito dos colegas.


Por último, levei um cartaz para ficar exposto com um texto sobre os objetivos propostos pelo escotismo, que não é autoria minha, peguei no site da UEB. Vejam:

O HOMEM E A MULHER QUE PRETENDEMOS OFERECER À SOCIEDADE

Desejamos que os Jovens Escoteiros façam o seu melhor possível para:

Ser um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir e digno de confiança. Capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre e capaz de partilhar sua alegria; leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos. Líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres. Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário e empreendedor. Amante da natureza e capaz de respeitar sua integridade. Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente com sua fé. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.
  (Projeto Educativo – UEB)
É isso. Vamos amar o nosso Brasil, vamos torcer para que Ele possa dar certo, unindo pensamentos, praticando boas ações, cuidando da nossa parte, porque depende de nós. Precisamos gritar novamente: “Independência ou Morte”!

Bye!



2 comentários:

  1. Daniela, vim te conhecer pois sou amiga da Natália e não poderia deixar de entrar nesse castelo. adorei e vou ficando...Um bjinho, Cacau.

    ResponderExcluir
  2. Brigadinha! Pode me visitar sempre que quiser, vou adorar. Bjs!

    ResponderExcluir