quarta-feira, 18 de junho de 2014

Poliana

Hello,
Estou aqui para dar uma m-e-g-a dica de leitura, já que teremos um breve recesso escolar galera. Pois é, afaste a preguiça e faça algo para você e para o mundo. Vou explicar como: lendo o livro Poliana de Eleanor H. Porter. Isso mesmo!

     Entre incontáveis livros que já li, posso dizer que, Poliana me deixou inquieta. O livro teve sua 1ª publicação em 1913 e despertou tanto interesse no mundo que, além de ter vendido milhares de exemplares, continua muito atual.


O livro Poliana e escrevo assim porque está assim na edição que li, é simplesmente emocionante e tão real... Sei que fica parecendo um clichê, porque é um clássico que muitas pessoas já leram. Mas será que entenderam a mensagem? E se entenderam, ainda se lembram?


A história da menina órfã que é criada pela tia e passa o enredo jogando o “Jogo do contente”, me fez pensar que estamos precisando mais dessa doçura para viver, dessa magia. Por mais banal que seja, estamos precisando dessa paciência, dessa maneira simples e positiva de ver a vida.

Poliana é uma personagem meiga, simpática, sorridente, que aos poucos vai contagiando a todos com sua alegria. O que ela faz? Simples! Apenas emite otimismo por onde passa e o resto só lendo para entender esse universo.

A história, que foi continuada em uma outra obra, chamada Poliana Moça e que também li e recomendo. "Quanto mais difícil de achar a alegria em algo mais interessante fica o jogo", é o que Poliana sempre dizia. Nessa continuação os problemas aumentam, mas a alegria e vontade de seguir em frente da menina também.


É isso! Vamos pensar em nossas frustrações, decepções, nos momentos de graves dificuldades, que devemos buscar motivos para nos alegrar. Não fiz aquela viagem que queria? Que bom que ficarei com minha família, meus amigos, mesmo em casa. Não tirei boa nota nas provas? Então, aquele trabalho que fracassei, só um motivo para estudar mais. 


Viver com alegria é uma arte. Por isso mesmo, preservemos a jovialidade em nossa conduta. Porque uma cara amarrada reflete aflição, desgosto, doença da alma. E para que levar isso para o outro? Não seria melhor levar alto astral?

Bye,bye!
.


Um comentário:

  1. Oi dani voce está indo mt bem com seu blog continue assim.
    A quanto tempo que a gente não se ve em. Tomara que o mais cedo possível ! Um Beijão e um abração do seu amigo Henrique.

    ResponderExcluir