quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Libras

Oi cakes,
Nossa outro dia li uma matéria muito legal na Revista O Globo (22/09/2013) sobre Libras – Língua Brasileira de Sinais, isso mesmo!
Meus pais já tinham me falado sobre essa língua e sua importância, inclusive me incentivaram a fazê-la, mas até ler a reportagem não tinha noção de quanto é fascinante.
Essa língua foi influenciada pela língua de sinais da França e que só veio ser reconhecida oficialmente, no Brasil em 2005 pelo Decreto Federal 5626. Hoje é, além do português, o único idioma oficial do país, então significa que precisamos aprender né?
Desde então a procura vem sendo grande, até porque temos políticas de inclusão, mas não só isso. Li depoimentos de pessoas em várias áreas como guardas civis, enfermeiros que aprenderam para exercer melhor sua profissão e poder se comunicar com todos. Maravilha!
Gente é uma linguagem bonita, puramente intuitiva, acompanhada da expressão facial que a complementa. Tenho notado o aumento de pessoas se comunicando assim, o que aguçou minha curiosidade.
No Rio de Janeiro, em Laranjeiras, temos o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, que oferece formação em Libras, GRATUITO. A preferência é para pais de surdos, funcionários públicos e por fim aqueles como eu, interessados. O instituto foi criado em 1856 por Dom Pedro II e é o maior na América Latina, atendendo alunos do Ens. Fundamental à Pós Graduação.
Precisamos nos atualizar. A globalização não pode excluir ninguém, provocar mudanças de hábitos, também é estudar os sinais. Pensei: porque não divulgar para meus leitores?! Fica o convite: aprender a língua dos sinais. Busquem mais informações e mão à obra!


Bye!  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário